TCOMMERCE 3.0 PLUS
Abaixo
temos várias dicas e soluções;es para resolver problemas
comuns que podem ocorre e com um jeito simples podem ser resolvidos.
Dica
Principal: NUNCA
ESQUEÇA DE FAZER BACKUPS DIÁRIOS, EM PEN-DRIVES OU HDs EXTERNOS.
Para isso deverá ir ao menu Manuteção/Backup, informe
a unidade do seu Pen-drive e inicie o
Backup. O caminho é
sempre formado pela Letra da unidade mais esses caracteres
:\
(
dois pontos e barra invertida ), exemplo, se ao conectar seu pen-drive
a letra foi defina como F, deverá informar no caminho
F:\
caso tenha sido G, deverá informar no caminho
G:\ é
mais seguro inclusive usar mais de pen-drive por dia em seus backups, quanto
mais lugares gravado seu backup mais seguro estará.
Dica
1: Sempre que
o sistema apresentar erros não resolvidos por esse Ajuda, tente como
opção, executar o programa em "Modo
Administrador direto".
Para tanto, basta clicar com botão
direito do mouse no Atalho do programa que fica na área
de trabalho e escolha Executar
como Administrador,
isso tem ajudado a resolver algumas situações, vale à
pena tentar.
Dica
3: Posso fazer
uma venda no crediário sem informar CPF ou RG?. Sem RG
pode, basta digitar qualquer número ( 11111 ou 00000 ), agora o CPF
é obrigatório, caso não queira terá que usar
o CPF de alguém, pode ser o do proprietario da empresa.
Dica 4: Como excluir
uma venda ou efetuar trocas. Simples, abra a tela de Vendas Balcão
e depois pressione a tecla F6, efetue a pesquisa da venda realizada, chame-a
para tela, dando 2 clicks nela, e em seguida, com a venda já na tela,
clica com o
botão direito em algum produto e escolha a opção
desejada.
Dica
5: Como vender
produtos com peso, sem usar balança conectada ao sistema.
Simples, siga:
1. O produto deverá ter sua Unidade de Medida no cadastro, como KG.
2. Ao digitar o produto na tela de venda, você terá 2 opções:
Se na embalagem do produto já vier o peso descrito, basta informar
o peso no campo
Quantidade, que o sistema te dará o preço,
exemplo 0,570kg, basta informar 0,57 que o sistemacalcula quanto será
em dinheiro a pagar. Ou caso na embalagem venha o preço e não
o peso, basta informa no campo
Preço que o sistema já
calcula o Peso.
Dica
6: Como obter
várias opções de funções que não
vejo ao entrar nas telas do programa..opções como Alterar
algo, excluir, enviar, anotar etc. Simples, em todas elas devem
ter várias opções, basta clicar com o botão
direito na grade, ou diretamente na listagem que existir nessas grandes(
Lista de produtos, clientes, vendas, compras etc ).
Dica
7: Como atualizar
minha Versão ou
apenas Reinstalar . Simples, Vá em nosso site www.technoinfo.com.br
e entre na página do Tcommerce e baixe, ou pode ir direto neste link
de download http://www.technoinfo.com.br/softwares/Down-tcommerce.htm
Obs. 2: Se houver erro de sobreposição da dll ( midas.dll
), ignore e avance a instalação. Se ao instalar ou reinstalar
o windows não permitir uma conclusão correta, tente reinstalar
clicando com o botão direito no instalador e escolhar Executar
Como Administrador.
PROBLEMA 01
Ao tentar registrar sua Licença, se o programa apresentar Falha, desde que não seja por preenchimento errado:
Solução:
Feche o Tcommerce (sair), em seguida clica com o botão Direito
no atalho que o Tcommerce tem na área de trabalho e escolha EXECUTAR
COMO ADMINISTRADOR. Isso dará permissão total para o programa
escrever dados no Regedit do windows e deverá registrar normalmente
PROBLEMA 02
Após registrar sua Licença, se o programa ao reiniciar o micro ou mesmo
dias depois ela aparece desregistrada ou apresentar informações
que vai expirar ( desde que esteja dentro do prazo ainda
da licença ):
Solução:
Siga o mesmo procedimento do problema 01.
Solução:
O windows não inicializou o Gerenciador de Banco de Dados Firebird
2.5, assim vá ao PAINEL DE CONTROLE do windows e procure pelo Firebird,
dê 2 clicks e ao abri-lo click no botão START. Abaixo veja
como é o ícone do Firebird que vc deverá ver no painel
de controle:
Obs.: Caso não encontre o Firebird no painel de controle, poderá
ser necessário reinstalar o Tcommerce novamente e fazendo a opção
de Instalação Completa... lá você encontrará
2 tipos de instalação ( esse
tipo só é mostrado depois que inicia a Instalação,
ai verás após avancar algumas telas, essa opção
Instalação Minima e Completa)
PROBLEMA 04
Não estou conseguindo configurar
o Tcommerce em REDE.
Solução:
( É Importante
ter um usuário de computador com algum conhecimento técnico
em rede windows ), abaixo segue como colocar o Tcommerce
em Rede.
1. Instale o Tcommerce
em todos os computadores, máquinas clientes e servidor. Crie um
usuário para cada, esses usuários criados na máquina
cliente não precisam ter o nome correto, poderá ter apenas
o nome fictício, como usuário (TESTE). Mas na máquina
Servidora, após instalar o programa, essa deverá criar todos
os usuários com nomes corretos e senhas para distribuir para as
pessoas que irão utilizar.
2. Na máquina
servidora você deverá ir à pasta de instalação
do Tcommerce, normalmente ele é instalado na unidade C: do computador
e assim você deve encontrar uma pasta assim ( C:\Tcommerce)
e é esta pasta que você devera compartilhar com direitos
Totais e completos para Leitura e Gravação.
3. Após compartilhar,
verifique se esta pasta está realmente disponível para Leitura
e Gravação total, faça um teste, crie um arquivo
no bloco de notas das máquinas clientes e grave este arquivo dentro
dessa pasta compartilhada... lembre-se você deverá está
na máquina cliente e irá gravar esse pequeno arquivo na
maquina servidora, na pasta compartilhada... se gravou corretamente, ai
está tudo OK e pronto.
Obs.: Observe também se o Firewall do
windows não está bloqueando o executável do programa,
o tcommerce.exe ou se a porta padrão do programa 3050 não
está sendo bloqueada, caso haja esses bloqueios pelo Firewall ai
o sistema não irá conseguir comunicação e
você deverá ajustar esses bloqueios ou desativar o Firewall.
4. Estando tudo pronto, agora é hora de buscar o banco de dados
no servidor, assim em cada máquina cliente vá em Manutenção/Sistemas
e preencha o Nome da máquina Servidora ou IP. Em seguida preencha
o caminho desse banco de dados, que normalmente é só informar
como está sendo mostrado na imagem acima.
5. Lembre-se, a máquina
servidora será sempre a 1ª a ser ligada no dia-a-dia, caso
não ocorra isso, o Tcommerce das máquinas clientes irá
apresentar falha ao aberto, dai caso ocorra isso, terá que ligar
a máquina servidora e sair e entrar novamente no programa.
Solução:
O tipo de erro assim, está relacionado com campos que o sistema
NÃO está encontrando no Banco de Dados atual.
Situção 1 - Muito provável você pode ter instalado
uma versão Nova e restaurado um Banco de dados de uma versão
antiga, se foi, neste caso, terá que reinstalar a versão antiga
e depois instalar novamente a versão nova na mesma pasta da versão
anterior, ou apenas vá ao menu REGISTRAR e pressione a tecla
de atalho F12 que o sistema regredirá a sequencia da versão
atual para antiga e depois é só executar novamente o programa
que ele atualizará a base de dados antiga para a nova.
Situação 2 - Se você instalou uma versão nova
e depois pegou um banco de dados da versão Free, vai ocorrer esses
erros, pois o sistema ficará procurando os novos campos em um banco
de dados que está antigo, assim terá que por um banco de dados
da mesmas versão.
Siga a Dica 07 lá no inicio
desse ajuda que resolverá perfeitamente, pois basta reinstalar o
programa.
Solução:
Faça esses passos:
1. Acesse Meu computadr
2. Acesse a unidade C: ou Disco Local C:\
3. Vá na pasta \Tcommerce
4. Procure por esse arquivo: config.ini e
delete-o.
5. Abra o programa, e veja como ficou ( não esqueça de abrir
clicando com o botão Direito no Atalho dele e escolhe Executar
como Administrador )